Operadores de acesso a internet

25 02 2010

Aprenda um pouco sobre as vantagens e desvantagens de cada tipo de conexão.

Com o advento da banda larga, surgiram diversos tipos de conexão: ADSL, Cabo, Rádio, 3G, Satélite… apesar de todas serem mais velozes que a internet discada, você sabe a diferença entre elas? Sabe qual é a mais adequada às atividades que você exerce em frente ao computador?

Este artigo pretende elucidar a você, caro leitor, as principais características das conexões de banda larga mais populares – bem como suas vantagens e desvantagens.

ADSL

O significado de ADSL é Asymmetric Digital Subscriber Line, ou “Linha Digital Assimétrica para Assinante”. A palavra chave aqui é “assimétrica”, pois define a forma como a conexão lida com o fluxo de informações: maior em um sentido que em outro (em outras palavras, a velocidade de download é maior que a de upload).

Esse tipo de conexão funciona a partir de uma linha telefônica, com a vantagem de possibilitar ao usuário navegar ao mesmo tempo em que conversa por telefone (ao contrário da internet discada); para evitar a interferência de uma com a outra, normalmente é utilizado um filtro de linha.

Vantagens:

  • A largura da banda varia muito pouco, sofrendo algumas reduções apenas nos horários de pico;
  • Não ocupa a linha telefônica;
  • Variedade na largura da banda (256 Kbps, 512 Kbps etc.) por preços acessíveis;
  • Bom desempenho em jogos online ou outros serviços que exijam troca rápida de informações.


Desvantagens:

  • Sua instalação necessita a existência prévia de cabeamento telefônico;
  • Péssima para empresas e para servidores (de jogos ou afins), devido à velocidade limitada de upload.


Cabo

A internet a cabo funciona de forma semelhante à ADSL, com algumas diferenças básicas: a primeira é que não há assimetria no envio e recebimento de informações (as velocidades de download e upload são iguais); além disso, a estrutura utilizada não é a telefônica, mas sim o cabeamento da televisão.

O Cabo e a ADSL são os principais tipos de conexão disponíveis aos usuários domésticos. Sua supremacia, no entanto, vem sendo fortemente ameaçada com a recente expansão dos serviços de fibra ótica e internet móvel.

Vantagens:

  • Ótima para o uso de torrents e afins, já que a boa velocidade de upload facilita a obtenção de IDs altas;
  • Não necessita a existência de linha telefônica instalada;
  • Permite altíssimas velocidades de download nos horários não-convencionais (como no meio da madrugada).

Desvantagens:

  • Necessita a existência de cabeamento de televisão e modem específico;
  • A velocidade da conexão pode sofrer reduções drásticas em horários de pico (como às 15h).

Rádio

A conexão via rádio funciona sem fios, através da repetição de sinais feita por antenas em locais estratégicos. Para que seja possível tal conexão, o local onde a antena de recepção será instalada precisa “enxergar” (não pode haver barreiras, como prédios) a torre de transmissão. Isso explica porque a instalação é feita no topo dos edifícios.

O recebimento do sinal é feito de forma centralizada (na empresa ou no condomínio que contratou o serviço), e a partir daí a conexão é distribuída entre os diversos clientes/usuários.

Vantagens:

  • Não há a necessidade de instalar cabeamento, já que a conexão é sem fio;
  • Não precisa de modem, pois o sinal é distribuído internamente (via rede) – apenas uma placa de rede (disponível em quase todas as placas-mãe) já é suficiente;
  • Não precisa de provedor;
  • Velocidades altíssimas de download, se forem feitas as configurações adequadas.

Desvantagens:

  • Nem todas as prestadoras de serviço a rádio oferecem suporte adequado;
  • Barreiras próximas à antena podem atrapalhar (e muito) a conexão;
  • Baixo desempenho em torrents, já que na maioria das vezes o usuário não tem um IP para sua máquina (o que impossibilita a obtenção de IDs altas);
  • A supracitada ausência de IP também impossibilita a criação de um servidor (de jogos ou afins);
  • Quando chove, a velocidade da conexão é reduzida drasticamente (torna-se praticamente nula).

3G

Tecnologia que chegou recentemente ao Brasil, sua definição é simples: 3ª Geração. Funciona, assim como a internet a rádio, sem a necessidade de fios; por se tratar de uma tecnologia móvel, vem sendo oferecida por diversas empresas de telefonia celular (às quais é mais simples fazer a distribuição do sinal, visto que já contam com a infraestrutura necessária).

Além dos aparelhos celulares que contam com a tecnologia embutida (permitindo navegar em alta velocidade), há também os modems 3G; esses podem ser acoplados a notebooks, por exemplo, propiciando uma conexão de banda larga mesmo para usuários em movimento.

Vantagens:

  • Possibilidade de efetuar vídeo chamadas;
  • Velocidade de conexão de até 7 Mbps;
  • Tecnologia móvel, ou seja, você pode se conectar à internet dentro de um carro em movimento (ou na praia, na faculdade…).

Desvantagens:

  • As taxas para obtenção do serviço ainda são consideravelmente altas;
  • Área de cobertura restrita, devido à recente implantação do serviço;
  • A velocidade da conexão pode cair pela metade para usuários em movimento (em comparação a usuários parados).

Satélite

A internet via satélite é comumente utilizada em locais nos quais a internet convencional não está disponível, ou nos casos em que o usuário do serviço está em movimento constante (tal qual carros, ou navios em alto mar). Sua área de abrangência é mundial, já que satélites ficam no espaço e têm, dessa forma, alcance ampliado.

Para utilizar a tecnologia, é necessário ter uma antena (semelhante a uma parabólica), cujo custo é bem elevado. A velocidade desse tipo de conexão é extremamente alta, mas com um porém: devido à enorme distância entre o emissor e o receptor, a troca de informações é feita em grandes pacotes; isso permite um desempenho muito satisfatório para downloads, mas a demora entre o recebimento de um pacote e outro a torna inviável para a prática de atividades que envolvam respostas rápidas (como jogos online em tempo real).

Vantagens:

  • A maior velocidade de download dentre todos os tipos de conexão;
  • A maior área de cobertura possível, sendo possível o acesso à internet até mesmo no meio da floresta amazônica;
  • Garantia da largura da banda.

Desvantagens:

  • É uma tecnologia extremamente cara;
  • Há a necessidade de ter uma antena específica, também bem cara;
  • Não há muitos provedores existentes para esse tipo de serviço.

Qual o melhor serviço de internet, televisão e telefone!

Hoje em dia, as escolhas de fornecedor de serviços de Internet centram-se em três grandes empresas: PT, Clix, Zon.

Bem sei que existem outras, como a cabovisão ou a artelecom, no entanto, são empresas mais pequenas e por isso mesmo não irão ser analisadas neste artigo de opinião. Sublinho a parte de este artigo ser de opinião, por isso mesmo vai haver quem discorde, quem concorde, ou quem me ache estúpido e por isso mesmo não fique com opinião alguma.

Felizmente, ou infelizmente, já tive o prazer (ou desprazer?) de experimentar os três serviços, curiosamente com as ofertas completas destes operadores: televisão, telefone e Internet. Clix e Zon instalados cá em casa, em relação à PT, em casa de familiares.

Por onde começar? Vamos começar pelos aspectos positivos.

Começando por um aspecto comum a todos, visto que não existe qualquer razão de queixas: os telefones. De facto, tanto a Zon como a Clix, ou até mesmo a PT, não apresentam qualquer problemas a nível de telefone. Com boa qualidade de som (é um pouco relativo, visto que depende muito do telefone do utilizador, assim como do seu ouvido), neste serviço até os preços são agradáveis. No caso da PT e da Zon, chamadas ilimitadas 24 horas por dia (nos pacotes negociados e contratados) são mais que agradáveis. Para ser totalmente agradável era pagarem ao utilizador para fazer as chamadas, mas ainda há-de chegar o dia (ou não claro). Mas voltando ao assunto do telefone, a Clix não apresenta um pacote com chamadas ilimitadas (ou pelo menos não apresentava quando tinha o serviço), no entanto, eram a preços muito acessíveis, nunca pagando mais do que 1/2€ por chamada. Portanto, muito equilibradas as três grandes operadoras.

Agora, falando dos aspectos (ainda positivos) individuais de cada um.

Começando pela PT. Com o serviço MEO, a PT faz chegar a casa do utilizador um serviço de televisão que poderia ser classificado como cinco estrelas a nível da qualidade de imagem e da interface. São de facto fabulosos aqueles menus, aquela rapidez na mudança de canal e a qualidade de imagem. Bem conseguido este serviço através deste operador. A nível da Internet, do pouco que utilizei e testei, também sem grandes problemas, estando ao nível do contratado. No entanto, fiquei sem grande opinião sobre este serviço, dado que dei pouca utilização ao mesmo.

Passando agora para a Zon. Mais uma vez é de destacar o bom serviço de televisão. No entanto, não chega ao nível da Meo. A interface deveria ser bastante melhorada. No entanto, para mim a Zon ganha noutro aspecto às outras duas operadoras: o facto de não ser necessária box para ter acesso a cerca de 40 canais em toda a casa. Quando se fala em canais pela Box, nos canais normais, a qualidade é equivalente à Meo, quando se fala em canais HD, a Zon vence a batalha por uma grande diferença. Em relação à Internet, apesar de problemas pontuais, este serviço não desilude, conseguindo um preço combinado de televisão, internet e telefone muito acessível.

Passando agora a Clix. Ora, é para falar dos aspectos positivos deste serviço … exactamente … (a pensar antes de escrever) … se calhar passamos à frente entrando directamente para os pontos negativos.

Chegando agora aos pontos negativos, agora sim tenho algo para falar da Clix. Poderia classificar de mau. Poderia classificar de muito mau. Mas eu vou dizer que o serviço é uma lástima. É sabido que a Clix não tem linhas próprias para fornecimento de serviço de Internet, usando as linhas da PT. E parece que não quererão tão depressa ter linhas próprias uma vez que é a desculpa deles para a solução dos problemas dos clientes. Desde que fui cliente Clix tive sempre problemas com ligação à Internet e problemas de televisão. Velocidades baixas, imagem pixelisada e com grandes falhas de sinal. A desculpa era sempre a mesma (dada muitas vezes por pessoas sem qualquer tipo de competência no assunto. Ou pelo menos parecia): “As linhas não são nossas. A PT é que tem que ver o estado das linhas”. E agora, dito assim baixinho e espero que não digam a ninguém: aqui no meu prédio já havia pessoas com Meo, e que não tinham qualquer problema sendo as linhas as mesmas. Ele há coisas …

Mudando agora de empresa, chegamos à PT. Claramente que a maior desvantagem a apontar é mesmo o valor cobrado pelos serviços. Pelo mesmo preço de alguns pacotes fornecidos pela PT, é possível ter algo um pouco superior na concorrência. Mas às vezes a qualidade paga-se cara. Outro ponto desfavorável nesta empresa é o facto de apenas ficarmos com os canais pretendidos (e atenção que a escolha de canais fica algo limitada comparada com a zon) nos locais onde tivermos a box Meo, box essa alugada mensalmente.

Passando agora à Zon. O grande “cancro” deste fornecedor é mesmo o seu serviço de assistência. Enquanto o serviço trabalha bem, a Zon é a “melhor do mundo”. Ninguém se sente mal e parece que estamos no paraíso (das internet’s pois). Quando chega a altura de ter que pedir ajuda por o serviço não estar a trabalhar de forma correcta, começam os problemas.

POR FIM….

Qual o melhor serviço de Internet, televisão e telefone? A pergunta é boa e se tivesse que escolher entre um dos três, a escolha seria claramente Zon. Em segundo lugar e não muito distante (perde para a zon em termos de preço, o facto de ter menos canais visto que só podemos escolher alguns, e o facto de obrigar a ter uma box por televisão) escolheria a Meo. Em terceiro lugar … lá teria que ser a Clix, isto porque teria que ter pelo menos Internet. Senão, o terceiro lugar era ocupado por um grande vazio.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: