Os serviços da internet

11 12 2009

Interessante é observar que, na história da Internet, diversos tipos de programas desenvolvidos foram sendo criados, melhorados e se espalhado gradualmente, sem nenhum projeto ou controle.

Esse facto gerou vários tipos de serviços:


E-Mail

O E-Mail ou Correio Eletrônico é um serviço que tem a função de controlar o envio e o recebimento de mensagens entre usuários. Também possui recursos para enviar arquivos anexados à própria mensagem. Assim, quando o usuário destinatário ler a mesma, pode copiar para sua máquina os arquivos que lhe foram enviados. (Se desejar mais detalhes clique aqui).


FTP

É o File Transfer Protocol. Permite que arquivos sejam transmitidos. Os servidores armazenam arquivos, analogamente às bibliotecas que guardam e organizam livros. Os programas de transferência de arquivos pela Internet apresentam na tela os dados sobre a estrutura de diretórios (pastas) no computador local e no remoto, a partir da qual indicam-se origem e destino de uma operação de cópia.

É bastante usado para a transferência de arquivos diretamente para o servidor durante a construção de sites. (Se desejar mais detalhes clique aqui).


Chat

Oferece recursos para que duas ou mais pessoas possam conversar “on-line” por meio de canais de Chat ou em PVT (private = particular). Vários programas usados neste serviço incluem também recursos de transferência de arquivos. Há outros serviços nesta linha: a possibilidade de conversar (falando e ouvindo) com pessoas na Internet. Também hoje é possível fazer vídeo-conferência, em tempo real, por meio de câmeras instaladas no micro, possibilitando que as pessoas além de ouvir, possam ver a imagem de inter-locutores e vice-versa (tele-conferência).


NewsGroup

Este serviço é uma variação do E-Mail, mas lhe adiciona um recurso: a coordenação de grupos de discussão, com divulgação de boletins de assuntos específicos. O usuário deve se associar a um grupo de discussão de determinado assunto para que possa enviar/receber mensagens deste grupo.


WWW

É a World Wide Web, o serviço que disseminou a Internet pelo mundo. É uma grande teia mundial onde é possível acessar hipertextos (documentos que podem ter textos, imagens, sons e vídeos), que são documentos que possuem a característica de ter “links” (ligações) pelos quais se pode saltar de uma parte para outra de um mesmo documento, ou para outro documento. (Se desejar mais detalhes clique aqui).

Esta última característica permite que todos os arquivos armazenados em todos os servidores possam ser acessados, desde que os “links” sejam corretos. Assim sendo, criou-se a possibilidade de procurar informações em um volume de dados enorme e impossível de ser atingido, antes da internet.

Esses documentos são acessados por meio de programas navegadores (browsers) que possibilitam a visualização do conteúdo das páginas. Os navegadores também incluem outros recursos por meio de alguns programas (plug-ins e add-ons) que se incorporam ao navegador (ex.: som, imagem 3D, vídeo e de FTP, que permite a cópia de arquivos).


Telnet

É um meio alternativo para usar alguns serviços da rede, útil quando se deseja alterar alguma senha de acesso, ou acessar algum serviço do servidor. O Telnet permite apenas aplicações em modo texto, portanto, funciona exclusivamente por teclado, sem gráficos (figuras).


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: