Topologias das redes

4 12 2009

Topologias das redes


LAN é o acrónimo de Local Area Network, é o nome que se dá a uma rede de carácter local, e cobrem uma área geográfica reduzida, tipicamente um escritório ou uma empresa, e interligam um número não muito elevado de entidades. São usualmente redes de domínio privado.

MAN significa em inglês Metropolitan Area Network. Esta rede de carácter metropolitano liga computadores e utilizadores numa área geográfica maior que a abrangida pela LAN mas menor que a área abrangida pela WAN. Uma MAN normalmente resulta da interligação de várias LAN, cobrindo uma área geográfica de média dimensão, tipicamente um campus ou uma cidadecidadecidadecidadecidadecidadecidade/região, podem ser redes de domínio privado ou público. Pode estar inclusivamente ligada a uma rede WAN.

WAN significa Wide Area Network, e como o nome indica é uma rede de telecomunicações que está dispersa por uma grande área geográfica. A WAN distingue-se duma LAN pelo seu porte e estrutura de telecomunicações. As WAN normalmente são de carácter público, geridas por um operador de telecomunicações.


Topologias fisicas das redes


O termo topologia, ou mais especificamente, topologia de rede, refere-se à disposição física de computadores, cabos e outros componentes de rede.

A escolha de uma topologia em detrimento de outra resulta em vários factores que devem ser considerados, como por exemplo:
· Tipo de equipamento que a rede precisa;
· Capacidade do equipamento;
· Crescimento da rede;
· Maneira pela qual a rede é gerida.


Topologia em Estrela


Numa topologia em estrela, vamos ter uma identidade central ao sistema que tanto pode ser um server ou um simples computador munido de alguma “inteligência”.

Vantagens:

  • Maior autonomia de cada nó;
  • Funções centralizadas para equipamento de diagnóstico.

Desvantagens:

  • No caso de uma unidade central não ser um file server obriga a aquisição de uma unidade de comutação que por si só representa um gasto extra, que não se verifica em nenhuma outra topologia.
  • Necessitam de uma maior quantidade de cabo.



Topologia em Anel


Uma rede em anel, é basicamente um conjunto de estações de trabalho ligadas a um anel de cabo. As topologias em anel são raramente utilizadas em redes locais pelo facto de não oferecerem um ponto de gestão da rede central à mesma.

Vantagens:

  • Pelo dispositivo de redireccionamento pode ser enviada a informação no sentido oposto ao normal, em caso de avaria numa linha;
  • Utilizam cabo de uma forma mais eficiente e económica quando se cobre uma área geograficamente grande.

Desvantagens:

  • A não existência de uma zona central para monitorização da rede.


Topologia em BUS


A topologia em BUS é a forma mais simples de implantar uma rede de multi-nós. Esta topologia é limitada ao número de nós que pode suportar em cada troço.

Vantagens:

  • Utilização de uma quantidade mínima de cabo;
  • As partes de hardware necessárias não são dispendiosas.

Desvantagens:

Um cabo danificado ou um nó de inferior qualidade pode danificar uma rede inteira.


Topologia Hibrida


Este tipo de topologia é uma topologia cujo o qual combina 2 ou mais outras topologias existentes. Construindo uma rede em cima dessa topologia você pode se beneficiar das vantagens de cada topologia. Um caso muito comum para contribuir com o uso deste tipo de redes, também é o reaproveitamento de redes existentes e apenas a expansão dos mesmo com novas topologias. Os motivos deste reaproveitamento podem ser o Custo que demanda reestruturar do zero esta rede ou mesmo o tempo e o problema de parada daqueles nós.

Um exemplo típico de topologia híbrida é a própria topologia Estrela se ela for ligada a um concentrador que seja um HUB, já que o mesmo logicamente é um dispositivo que internamente é uma topologia em barramento.


Topologia Ponto a Ponto


Nas redes ponto a ponto, existe uma ligação física entre os dois equipamentos em comunicação. Este tipo de ligação é o mais utilizado quando uma boa performance é o objectivo principal na escolha da rede.


Ações

Information

2 responses

14 02 2011
Rogerio Costa

Gostei deste site e estou procurando sites para troca de informações

14 02 2011
XimhoeX

todo no que poder ajudar e se for pago ainda melhor=?!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: